Perguntas frequentes
O ozônio é perigoso?
A concentração diretamente perigosa para a vida ou saúde (IDLH) é de 5 PPM DURANTE 30 MINUTOS.
Um odor muito forte indica que você está na presença de ozônio. Este odor é perceptível a partir de 0,01 ppm.
Este limiar de percepção olfativa está abaixo dos valores limite de exposição profissional (8 horas por dia), que estão entre 0,1 ppm e 0,2 ppm dependendo dos regulamentos.
Problemas respiratórios:
Os sintomas observados dependem da concentração.
Pode ser uma anestesia olfatória simples e temporária (presente logo acima do limiar de percepção olfatória de 0,01 ppm).
Até problemas pulmonares graves (edema agudo de pulmão em concentrações de 9 ppm). “1,5 ppm é a concentração recomendada no modo de choque de ozônio, que é seis vezes menor.”
Entre esses dois extremos, vemos sintomas irritantes que causam boca seca, tosse, hipersecreção brônquica, falta de ar mais ou menos intensa, dor retroesternal e ritmo respiratório anormal.
O ozônio tem efeitos cancerígenos?
Não, de acordo com o INRS (Instituto Nacional de Pesquisa e Segurança):
Os resultados dos estudos epidemiológicos não permitem tirar quaisquer conclusões de que o ozônio tem um efeito cancerígeno em humanos.
Apesar de uma concentração de 1,5 ppm, que está bem abaixo do IDLH de 5 ppm, os usuários ou empregadores são encorajados a usar seu julgamento para evitar riscos desnecessários.
INRS (INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISA E SEGURANÇA) FOLHAS TOXICOLÓGICAS
O choque de ozônio nunca deve ser ativado na presença de humanos ou animais.
O 3
Modo Ozônio!
Um alarme sonoro visível e severo está presente durante o choque de ozônio. Pessoas que podem estar perto da área de desinfecção em um determinado ponto devem ser avisadas de antemão que este alarme significa que elas devem se afastar rapidamente de perigos potenciais. O ozônio gasoso tem uma meia-vida potencial maior do que o ozônio dissolvido na água. Na prática, porém, o ozônio gasoso oxida tudo ao seu redor, reduzindo sua meia-vida a algumas dezenas de minutos. Como precaução, recomendamos esperar pelo menos uma hora antes de entrar em uma sala que foi tratada no modo de choque de ozônio.
Explicação dos diferentes tipos de ozônio.
- Ozônio estratosférico e ozônio troposférico (comumente conhecido como “camada de ozônio”). A maior parte do ozônio troposférico é um poluente antropogênico produzido por atividades humanas.
- O ozônio troposférico tem a mesma origem e os mesmos efeitos sobre o meio ambiente e a saúde que o ozônio estratosférico de grandes alturas.
Protege-nos dos nocivos raios ultravioleta (UV) que vêm do sol.
Em ambos os casos é a mesma molécula, mas a influência é diferente dependendo da altitude e da concentração no ar.
A poluição do ozônio do solo é o resultado de um mecanismo complexo.
O ozônio troposférico é maciçamente formado a partir de poluentes “precursores” sob a ação da radiação solar (UV). incluindo dióxido de nitrogênio NO2 liberado pelo escapamento de veículos, chaminés, incineradores e incêndios florestais. O ozônio troposférico é freqüentemente qualificado para o ozônio ruim.
Fonte: Wikipedia.